Curitiba, 03 de Abril de 2003.
Estou na aula da Carmen, mas hoje não to pra História. Sei lá, acordei meio poetisa hoje...
Revivi a lenda do Ceará
viajando com o mestre Alencar
doloroso adeus no fim
Chorei junto com Martim...
De Padre Anchieta a Machado de Assis o profe Edu nos faz amar a literatura.
No momento estamos aprendendo sobre a prosa na época do Romantismo. Já vimos as três gerações da poesia Romântica...
Sei que fiquei encantada com esta escola literária. Se der certo, vou, ainda neste ano, começar a ler Victor Hugo, Goethe, Balzac e Camilo Castelo Branco.
E um detalhe importantíssimo: nem incluí os diversos outros autores talvez não tão renomados e nem por isso menos bons.
Na Europa os autores românticos se inspiraram nos cavaleiros medievais do passado para criarem o herói. Aqui no Brasil mitificaram o índio, que tornou-se o herói nacional.
Está certo que esse índio não tinha nada a ver com o índio verdadeiro, mas vale a tentativa...
Os livros escritos aqui eram impressos em Portugal e quem tinha acesso a leitura era a burguesia, pois naquela época os romances eram publicados em folhetins.
Foi a predecessora das telenovelas que a mãe de muitos por aí para tudo pra ver.
O mocinho e a mocinha se apaixonam, mas os antagonistas os separam. Os bonzinhos se fodem a novela toda, mas ficam juntos no final e vivem felizes para sempre.
Já notou que toda novela termina com casamento, uma epidemia de gravidez e gente entrando pra desencalhar personagem secundário?
Minha mãe não tem muita paciência pra ver novelas e sempre me diz que posso adquirir muito mais cultura lendo um bom livro.
Ela que o diga, vive devorando um livro atrás do outro...
A maioria das meninas e até alguns meninos consideram às 17:30 um horário sagrado.Justamente a hora em que começa aquela merda que alguns ainda insistem em chamar de novela.
Confesso que quando o sucesso começou e eu via minhas amiguinhas FA-NÁ-TI-CAS por aqueles atores todos, fui ver a tal novelinha e me ENOJEI em menos de 3 cenas.
Até o Cricri consegue escrever algo melhor que aquilo.
Os roteiristas forçam uma realidade muito distante da verdadeira que muitos jovens, inclusive eu, enxergamos e sentimos na pele.
Eles estudam em escola particular, vão pra aula de carrinho importado e da cabeça aos pés vivem na moda.
Quando estão em cena de aula, logo bate o sinal e num piscar de olhos lá estão eles lanchando no cybercafé e indo pro shopping fazer compras.
Eles vivem comendo hambúrguer, se entupindo de refri e chocolate, mas estão sempre em forma.
São adolescentes e não têm espinhas. Os meninos são todos bombadões e as meninas parecem mais uma caveiras humanas encarquilhadas...trintonas querendo se passar por meninas.
Pensam que adolescência é só namoro, beijo na boca, balada, shopping e sexo?
A adolescência é uma fase em que nossos sentimentos mudam, nossos padrões se transformam, os pais deixam de ser nossos heróis, os hormônios ficam loucos e talvez de uma maneira triste, somos obrigados a deixar as brincadeirinhas de lado e começar a pensar mais no futuro.
Aos 16 já podemos votar e aos 18 já respondemos sozinhos pelos próprios atos...
Desde criança nós já lidamos com decepções e tals, mas na adolescência elas parecem doer muuuitissimo mais do que antes.
Um dia eu era uma menininha que brincava de boneca e dormia na hora do jornal. Hoje sou uma adolescente rebelde que dorme nas aulas de História e Física. Isso quando não as mato rsrs.
Tenho mil motivos pra me revoltar enquanto que o único motivo pra indignação desses pseudo-adolescentes é se a mamãe e o papai proibirem o cartão de crédito.
No fim da temporada todo mundo passa de ano sem estudar, entram nas melhores universidades daqui do Brasil e até do exterior porque todo ano é a mesma história.
Quem já viu uma temporada pode dizer que já viu todas. Muda somente o elenco porque o roteiro sem açúcar nem sal e sem pé nem cabeça continua exatamente o mesmo.
Essa porcaria lidera a audiência e no fim da tarde pode acabar o mundo que as crianças e jovens não estão nem aí, contanto que possam ver a idolatrada novelinha...
Não acredito que isso é o que faz a cabeça da minha geração.
Quando eu escrever uma novela para adolescentes, vai passar só depois da meia-noite rsrsrs e se passar, pois acho que seria censurada...
Sei que não entendo nada de literatura nem de novelas, então acho que é melhor eu ficar na minha antes que algum sabichão venha querer me corrigir com a mesma arrogância com que a Carmen derruba nossos argumentos.
*Não me esquecer de terminar de ler o último livro pedido para realizarmos uma reflexão sobre as obras recomendadas pelo profe Edu, uma espécie de reforço para o que nos foi explicado.
**Se a Carmen adotasse o mesmo método do professor Edu, eu, com certeza não estaria aqui devaneando enquanto ela leciona para si mesma...
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário